28 de ago. de 2010

Confiabilidade na blogosfera

     Um blog, independentemente se de comunicações pessoais sobre assuntos diversos ou se comunicador de conhecimentos especializados, serve para trocar, transmitir, conectar conhecimentos. As qualidades que considero fundamentais para o uso de blogues como sistemas informacionais são o fato de que eles são, em sua maioria, ferramentas fáceis de usar e que, por serem instrumentos virtuais, possibilitam a formação de redes de troca de informações. A utilização desta ferramenta para exposição de temas científicos é nova para mim, realmente considerava apenas a existência de blogues como diários pessoais. Mas sendo este um instrumento informacional, o destino de uso científico seria quase óbvio, não?
    
     Hoje em dia, qualquer tipo de produção informacional virtual deve ser analisada com rigor quanto a sua confiabilidade, da mesma maneira que ocorre com informações contidas em outros suportes. Conforme Alvim apud Tech (2004) “Qualquer indivíduo pode publicar na Internet e por isso temos que estar muito atentos e aptos a fazer a distinção entre o que é rigoroso e o que é menos bom, em termos de qualidade “. Luísa Alvim (2007) em seu estudo sobre a avaliação da qualidade de blogues demonstra que existem características cuja maioria dos autores concorda serem as mais importantes para avaliar a confiabilidade e relevância das informações contidas em blogues científicos, as que mais apareceram (e com as quais concordo) foram:

  • Autoridade;
  • Atualidade;
  • Conteúdo;
  • Objetividade;
  • Exatidão

     Para nós, Cientistas da Informação sempre em processo de formação, é extremamente interessante e útil estarmos envolvidos pelo ambiente virtual e todas as ferramentas que ele nos disponibiliza. O que é ou pode tornar-se virtual e digital não pode mais ser inacessível para profissionais como nós. Pois, segundo Alvim (2007) “o blogue, no domínio da Ciência da Informação, como noutras áreas, serve para promover relações na comunidade profissional, baseando-se na partilha de informações, de fontes, de notícias, de novidades, na actualização de conhecimentos e na discussão e expressão de opinião.” (ALVIM, 2007, p.3) Ou seja, o blog é uma das maneiras de apreender e trocar informações, de aprofundar conhecimentos, de estar conectado ao que é produzido de novo nos âmbitos especializados e gerais da produção informacional do mundo. Logo, é também através dele que se adquire e produz conhecimento – caraterísticas fundamentais a todo Cientista da Informação.

Referência:
ALVIM, Luísa. A avaliação da qualidade de blogues. Portugal: Universidade de Aveiro,2007. Comunicação no 9º Congresso da APBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário