13 de out. de 2010

Jornalismo ON


O jornalismo online é sem dúvida o meio mais rápido e fácil de atualização diária. Disponível 24 horas por dia na internet, este tipo de jornalismo modificou o jornal tradicional e tende a extingui-lo em breve, devido as pressões das correntes ecológicas ,da alta velocidade de transmissão e acesso às informações e das novas tecnologias. Através do seu computador e mesmo do seu celular, é possível obter as últimas notícias do mundo inteiro, acompanhar as notícias minuto-a-minuto de um determinado evento, buscar notícias relacionadas e ser redirecionado para outras fontes de informações. São tantas as características e o custo mínimo de acesso que tornam os jornais online muito mais atraentes para os leitores/usuários.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Guia do Webjornalista  com seus usuários, o que mais caracteriza o webjornalismo é a instantaneidade (41%), a  interatividade (28%) e o fato das notícias ficarem arquivadas para pesquisa (19%).

Nesta transição, alguns jornais aderiram e aderem a uma simples mudança de suporte. Outros utilizam os ilimitados recursos da internet para ampliar o modo de explorar, de disponibilizar e de caracterizar os assuntos, as reportagens e os acessos externos, expandindo um texto pronto e fechado a uma nova linguagem mais interativa e versátil.

Porém, todo este mundo de conexões ainda é confuso e pouco acessível para muitas pessoas. A confusão se dá pela imensa e intensa troca, produção e reprodução de informações diárias sem nenhuma garantia de veracidade. O profissional da informação é o seletor que tem capacidade, através de formação adequada, de separar as informações online em categorias de interesse ou por assunto, de frequência de uso, se passível de guarda permanente ou eliminação dentro do seu foco de trabalho, depositando cada volume de informação na sua estante correta. Outra característica deste tipo de profissional é disponibilizar o acesso à informação, levando aos desinformados o que já chegou aos informados. Se muitas informações estão na rede e poucos estão conectados a ela, deve o cientista da informação ser o intermediário entre conhecimento e conhecedor.


Referências:
JORNALISMO NA WEB. Disponível em: http://www.jornalistasdaweb.com.br/index.php?pag=displayConteudo&idConteudo=229 Acesso 11 Out 2010
____________________.Disponível em: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf
Acesso 11 Out 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário