5 de dez. de 2010

Necessidade de invenções

Henry Jenkins dá um exemplo na introdução do seu livro 'Cultura da Convergência'  sobre a compra de um celular. Ele foi à loja buscando por algo simples e não havia nada assim, por que ninguém mais quer consumir simplicidade. Isso também aconteceu comigo.

***

Há poucos anos, fui a uma loja de celulares e como sempre busquei pelo mais barato e mais simples, nestes termos o que encontrei tinha no mínimo rádio e a minha música preferida tocando perfeitamente igual a do CD no toque. Acabei levando este ainda com o tal do flip que me conquistou a primeira vista – a tecnologia encanta. A primeira noite em que conectei um fone de ouvido no meu novo celular e pude escutar as músicas da minha estação preferida sem ter que ligar o rádio, pensei  “cara, isso que é tecnologia” e dormi sorrindo. Quando assisti pela primeira vez um clipe musical no meu ex-mp4, vocês não podem imaginar a emoção. Lindo ver o vocalista do Coldplay cantando “A Hardest Part” naquela telinha.

Eu realmente não reajo normalmente diante de uma nova tecnologia  - tudo que é novo nesse área me emociona, mas de inicio me afasta - e demoro um tempão a deseja-la, visto que tudo que é novo é caro.

Fiz uma viajem e lá me furtaram o amado celular com toque perfeitinho, flip e radinho. Senti uma falta danada dele (e ainda sinto!), mas passados uns meses do trauma catei um novo mais simples que ainda tem que vir com o rádio, mas o toque é com aquelas músicas chatinhas. Neste podia-se escolher entre o rádio e a viva voz por R$ 90,00 ou com rádio e lanterna por R$ 100,00. Depois da oh, dúvida cruel...  Acabei pegando o que tinha lanterna, pensando “ah, vai que eu preciso, uma lanterna pode ser bem útil”.

***

MP3, GPS, Wi-Fi, Bluetooth Estéreo, Fone e Cabos de Dados, Cartão 2GB, Touchscreen, Interface 3D, Sistema Operacional Android 1.5, Viva Voz, Android 1.6, Capa Cinza, Tecnoponto Mobile Plus Remoto e Capa Traseira Colorida também podem ser muito úteis dependendo da ocasião. E desta suposta utilidade que se torna real é que continuam a surgir novas invenções.



Referências:

CELULARES. Disponível em: http://celularesdeoperadoras.pontofrio.com.br/?Filtro=C38_C328 Acesso em: 5 Dez. 2010.

CULTURA DA CONVERGÊNCIA. Disponível em: http://napse.com.br/blog/?tag=midia Acesso em 5 Dez. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário