5 de dez. de 2010

Convergindo com as mídias

Respondendo a questão:

“[...] dentro desta gama de opções que as mídias oferecem, é possível convergir todos os elementos informacionais, distribuídos nessas diferentes mídias, para sistematizar a busca e a recuperação da informação de maneira cada vez mais ágil e mais eficiente?”


Sim. Se eu respondesse a essa questão de maneira diferente seria no mínimo paradoxal depois de tantas postagens em que defendi o uso das tecnologias para buscar, usar e recuperar as informações.

Acredito que estamos realmente num período de convergência intelectual em que todas as mídias convergem para a sistematização da busca e recuperação de informações  que com o auxilio dos profissionais da nossa área pode se tornar ágil e eficiente. Pelo que percebi a convergência das mídias depende fundamentalmente dos consumidores e as relações que estes estabelecem entre si. Se há demanda, há produção, há novidade. E toda produção a partir de então conta com a interação das pessoas com as pessoas, das mídias com as mídias e de umas com as outras.  E agilidade e eficiência são a alma do negócio.

Convém ao profissional da informação reciclar a imagem de depósito de informações inúteis e maltratadas e tirar a máscara da pessoa gorducha que usa óculos, sentada atrás do balcão para fazer parte deste processo. Acredito que este procedimento vem ocorrendo de maneira mais ágil nas bibliotecas e pouco a pouco nos arquivos.




Referência:

CULTURA DA CONVERGÊNCIA. Disponível em http://ehnegocios.blogspot.com/2009/02/cultura-da-convergencia-no-seculo-xxi.html Acesso em 5 Dez. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário