28 de nov. de 2010

Diferenças fundamentais entre as redes virtuais e as redes não virtuais segundo Alex F. T. Primo

Primo apud Kiesler, Siegel e McGuire, citados por Reid (1991), ao analisar a comunicação midiada por computador, concluíram que ela apresenta quatro diferenças fundamentais em comparação às formas convencionais de interação. São elas:

a) falta de feedback regulador: as pessoas se comportam de maneira mais espontânea, mesmo com estranhos, já que não existem limitações contextuais como aparência e status social;
b) apresentação anônima: permitindo a qualquer indivíduo apresentar-se como quiser e até fantasiar novas identidades, e formar fortes amizades mesmo sem conhecer o outro fisicamente;
c) fraqueza dramatúrgica: falta de informações não-verbais;
d) poucas pistas de status social: nos chats não se sabe quem é executivo ou estudante, jovem ou adulto, chefe ou empregado, a não ser que a pessoa informe.

Essas duas últimas características motivam a construção de um novo universo simbólico que permite a substituição de pistas não-verbais por convenções criadas e legitimadas nos grupos. (PRIMO,1997,p.8)


Referência:

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. A emergência das comunidades virtuais. In: Intercom 1997 - XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1997, Santos. Anais… Santos, 1997. Disponível em: <http://www.pesquisando.atraves-da.net/comunidades_virtuais.pdf>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário