28 de set. de 2010

Vídeos autoexplicativos não se perdem no tempo

   Fui na Internet, coloquei a palavra “antepassados” no campo de busca  e encontrei dois vídeos interessantes  para continuar comentando o assunto da semana ( Vídeos como fonte de informação).




Escrito no site, abaixo do vídeo: O [Folkedominho] é um projecto de um grupo de amigos para a salvaguardia e a difusão do folclore, usos e costumes da região minhota - norte de Portugal.

   Este vídeo me pareceu bem interessante por ter ambas as caraterísticas importantes nos vídeos como fonte de informação , divulgação rápida através da busca de uma palavra-chave e fácil assimilação do conteúdo que, contudo, aparece incompleto. Pois  para que este vídeo fosse repassado informacionalmente  por inteiro para usuários em geral e para as próximas gerações e fizesse uma homenagem coerente aos antepassados, deveria ter a música original que dá razão a dança.




   Este segundo vídeo me chamou a atenção especialmente por que eu desconheço todas as pessoas que aparecem nas fotos. ”Isto é óbvio, não é a sua família” – você pensaria. Ok, não é a minha família, mas os binetos das pessoas que aparecem nas fotos conseguiriam identificar seus parentes sem que houvesse nenhuma legenda e nenhum outro membro da família ao seu lado que conhecesse a todos os rostos que aparecem no vídeo? Acho que não. Neste vídeo a informação está incompleta mesmo ao público a que se destina. Um vídeo como esse sem legenda é o mesmo que uma foto sem legenda, dali a alguns anos não vai significar mais nada para quem não esteve presente no momento de sua concepção ou não conheceu os envolvidos na criação.

   Logo, criar um vídeo, é razoavelmente fácil dependendo da técnica a qual se utiliza. Espalhar sua informação e torná-lo conhecido é questão de tempo.  Compreender seu conteúdo se este for de simples absorção é praticamente imediato. Porém tornar sua informação o mais completa possível para o público-alvo e para público em geral é mais díficil, requer atenção, competência e, principlamente,  pensamento voltado para o tempo – o que passou e o que virá.



Referências:
ANTEPASSADOS. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dLwM-ukjYZo&feature=fvst Acesso 28 Set 2010.

_____________. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eLaqOT1aosM Acesso 28 Set 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário