28 de nov. de 2010

Construindo a teia

Formar redes através do contato social sempre foi uma atividade bem cotidiana do ser humano. A cada ação nos conectamos, interagimos e até modificamos a vida das pessoas. A Internet ampliou essas ações de forma extremamente significativa, daí a existência de tantas redes sociais virtuais, cada uma delas com grande quantidade de usuários.



Figura 1: Metáfora da conexão humana as tantas redes sociais existentes atualmente.

Segundo o site Administradores (2010), as redes sociais são atualmente sem sombra de dúvidas o maior instrumento de troca de informações existente no mundo, sua velocidade e sua praticidade possibilitam a interação instantânea entre usuários do mundo todo.  Essas redes virtuais assemelham-se em algumas características com as redes sociais não virtuais a começar pela base do conceito de “rede social” que é “conjunto de relações e intercâmbios entre indivíduos, grupos ou organizações que partilham interesses, que funcionam na sua maioria através de plataformas da internet”. (DICIONÁRIO PRIBERAM, 2010) Além disso, as redes em geral agrupam pessoas que tem interesses em comum – as comunidades virtuais - nas quais através dos comentários dos participantes pode-se produzir conhecimento, daí sua maior importância. Participantes de comunidades podem agir conforme profissionais da informação selecionando e produzindo conhecimentos e tudo isso por meio da Internet que é o canal atual que mais inclui informações diárias.

Também a troca entre profissionais da informação se vê facilitada pela diversidade de redes e comunidades facilmente acessíveis hoje em dia, visto que a troca de informações e rapidez no acesso a elas se tornou muito mais presente. Comunicar experiências profissionais e incrementar serviços nas unidades de informação baseados nas vivências de outras unidades e interagir com outros cientistas ficou muito mais fácil. Não é mais preciso fazer distantes visitas técnicas para aproximar-se de novos conhecimentos: tudo está ao alcance das mãos e sendo repassado entre milhares de pessoas que se comunicam com outras que falam com outras que conversam com outras e assim por diante.



Referências:

REDE. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=rede Acesso em: 28 Nov. 2010.


______________. Disponível em: http://pplware.sapo.pt/informacao/estudo-quem-utiliza-as-redes-sociais/  Acesso em: 28 Nov. 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário